Quem sou eu

Teresina, Piauí, Brazil
O blog A poética da educação e proteção social foi criado para dar vazão a nossa arte de pensar e criar novas problemáticas para a Educação Social. Queremos que os participantes do curso de especialização Educação e proteção social da Universidade Estadual do Piauí – UESPI usem este espaço com liberdade para dizerem o que sentem, o que pensam e o que fazem! As aulas serão ainda mais valiosas se vocês partilharem conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver a educação social. Por isso não se façam de rogados(a), tirem as sandálias, se assentem e ocupem um lugar entre nós. Este blog é de vocês!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sanfonas Avaliativas das aulas da profa Sandra Petit


Sanfona 15/08/09
Diga o que aprendeu hoje e o que achou de cada momento (dinâmica de entrosamento, teatro imagem, passagem da melancia, dinâmica da fogueira, vivencia da argila com som e dança)?

• Aprendi a importância de ouvir o outro, de agir em coletividade (dinâmica da fogueira); no teatro imagem aprendi a ter uma visão além do que esta nos mostrando; na dinâmica da melancia,a importância da criatividade do cuidado da atenção,da emoção e das ações como educador social.


• Achei ótimo, pois todos nas oficinas nos possibilitaram produzir conceito através da reflexão do que vem a ser o educador social.

• O que é ser um educador social. Como ouvir, como ver agir e falar. Quais as situações que nos envolver.

• Aprendi que aprender é algo prazeroso. Adorei todas as dinâmicas e aprendi muito com elas. Inclusive descobrir como é bom aprender de forma dinâmica. Esse encontro possibilitou que eu me encantasse cada vez mais em ser uma educadora social.

• Hoje aprendi que o educador social precisa está apto a lidar com varias situações. As dinâmicas me mostraram que apesar do medo, é preciso direcionar seu trabalho para que consiga êxito nas atividades.

• Pude perceber e aprendi que todas as atividades realizadas foram muito importantes e nos chama para refletirmos o nosso cotidiano e despertar a sensibilidade para: vermos além da visão, sentir além do tocar e ouvir e além do falar.

• Aprendi através das dinâmicas diferente formas de acolhimento e socialização. Mas, a dinâmica que mais gostei a da música e da argila, pois fez com que refletisse um pouco sobre o papel do educador social (dificuldades/alegrias);

• Achei muito importante, pois nos proporcionou refletir melhor sobre nosso papel de educador social, sobre tudo, a vivencia da argila com música e dança.

• Todas as ferramentas utilizadas foram bem sucedidas, mostrando a cada um de nós, a necessidade de conhecer-se melhor, desbravar mesmo, fugir sem pouco de nós mesmos, para buscamos novas energias, novos conhecimentos, novas abordagens, novos medos a enfrentar. Foi muito bom para min

• Tudo que se viu hoje durante a aula, deixou uma mensagem de encorajamento, de auto estima, além de uma reaprendizagem, reeducação que ao longo dos anos vem-se cancelando. E que o educador social deve esta as barreiras que ter esse contato, sem medo de enfrentar as barreiras que ao longo do caminho ira ocorrer;

• As dinâmicas me fizeram refletir que o educador social deve ser um agente sensível. Deve perceber as varias possibilidades para solucionar os problemas, e permitindo quebrar paradigmas, observando as diferenças sociais, e fazer do simples, objeto de inovação;

• Aprendi muita coisa, cada momento foi ótimo interagi com os colegas, teatro foi a primeira vez que participei de um e gostei muito, a passagem da melancia foi divertido, a dinâmica da fogueira foi proveitosa aprendi muito e também engraçada, com argila foi a primeira vez, de inicio não queria me sujar mais depois gostei e trabalhei representando a escola com árvore, pássaro e a criança ou seja o aluno, mostrando que aquela é a escola que ele gostaria de estudar.

• Achei significante em relação à necessidade do profissional Educador Social, pois faz com que o mesmo reflita enquanto “pratica”.

• Vivência todas essas atividades e discursões me fizeram refletir sobre os objetivos desde curso e perceber que momentos como esses são de grande valor para a formação do educador social e que em cada dinâmica nos trouxeram pensamentos os mais diversos que nos serão essenciais para nossa formação.

• Quero saber entender mais o conceito de Educação social, analisar. Em questão da dramatização estatística da melancia com os diferentes gestos.

• Foi muito enriquecedor para mim, aprendi formas inovadoras de conhecer novos métodos de ensino, educador e aluno, pois existe maneiras de conseguir a interação de todos os alunos, dentro e fora de sala de aula.

• Na 1ª eu aprendi muitas coisas, como o nome de cada aluna; o 2ª achei o máximo cada apresentação de cada grupo; 3ª a experiência como cada uma pessoa se expressar em passar a melancia.


Sanfona 28/08/09


Diga o que achou do filme, o que aprendeu com ele e lhe chamou atenção?

• Achei o filme ótimo uma lição de vida, uma tribo as pessoas aprende e também ensinam.

• Achei muito bom, pois mostra que ninguém sabe mais que ninguém. Todos sabemos um pouco e ensinamos também.

• Esse filme foi muito interessante, pois nos mostrou o que é certo e o errado. O que me chamou atenção foi a questão dos direitos.

• O filme me trouxe um bom aprendizado, onde eu pude entender as diferenças que existe entre as pessoas, mas também como elas podem aprender umas com as outras.

• O que chamou minha atenção foi a questão da necessidade do outro, da convivência com a outra pessoa, que pode englobar mil e uma situações difícieis, mas necessitamos uns dos outros.

• É muito bom. Nele vimos as relações de trabalho.O capitalismo.O conceito de civilização, que defende de quem ou o que é civilizado. E o principal é reconhecer o lugar do outro.

• Interessante, pois mostrou muitas situações, emoções e convivência das pessoas.O que mais chamou atenção foi o aprendizado de um para o outro, o quanto estamos sempre aprendendo algo.

• A dificuldade de voltar para a sua terra natal, as formas e as tentativas.

• A persistência nas próprias convicções e acreditar nos seus princípios manter a sua personalidade acima dos problemas, discriminações só destrói o ser humano, pois ninguém é auto-suficiente para não aprender nada com o relacionamento com o outro.

• O filme mostra-nos como existem pessoas que sempre querem dominar, engessar, podar, com sua “superioridade’ sua maneira de ser fechadas, autoritárias, dominadoras. Como se torna difícil a aceitação do outro que é o mais simples, humilde, tolerante, aberto as mudanças, a alegria, a liberdade.

• Ótimo, aprendi que devemos respeitar as pessoas, as culturas, os credos enfim respeitar o ser humano em suas particularidades. O que me chamou atenção foi o momento em que os dois homens estavam comendo e ao chegar o negro o homem branco falou: eu o ensinei.

• O mestre tentando civilizar o Sexta-feira e o encontro das culturas diferentes.

• A alegria do personagem sexta-feira mostrou-me que mesmo na dificuldade é possível reagir e superar. Deixou-me também a mensagem de que “ensinando se aprende e aprendendo também se ensina’.

• Pude perceber o quanto vil é o homem. A sua busca incessante pelo poder o torna insensível. O seu individualismo o consome até a morte.

• A meu ver o filme mostra-nos uma lição grandiosa que envolve muitos aspectos do viver.

Aprende que temos Deus em todas as coisas e quanto é importante ter/sentir a necessidade do outro para nos renovar como “ser” que somos.

• O filme é um exemplo de forma de ensinamento, cultura diferentes, que por diversas vezes se chocam modos e maneiras de agir de cada um. É que não importa a sua cultura, todos podem viver em harmonia.

• A questão do etnocentrismo presente e também me chamou atenção os valores transmitidos no ensino pelo mestre, assim devemos ter cuidados com que se ensina.

• É um filme muito revelador. Mostra-nos que nossas verdades nem sempre são universais.

• Adorei o filme. Aprendi que cada cultura tem seu valor.

• O filme é ótimo, ensina como “viver” respeitando o outro.

Sanfona 18/09/09
Fundamentação teórica: O que aprendeu? O que achou da aula hoje?


• Tivemos a oportunidade de perceber o quanto o educador social precisa aprender a solucionar problemas, evitar, ver sempre a saída para o problema. Ele na verdade precisa ser versátil, inteligente, alegre, descontraído...

• O que observamos e aprendemos, conforme o demonstrado em sala de aula, é que o educador é a mola mestre da aprendizagem.

• As encenações foram ótimas, pois trouxe exemplos da nossa realidade social, com o foco na intervenção do educador social.Portanto o conhecimento traz a libertação e esse é o trabalho do educador proporcionar a liberação.

• Hoje vivenciamos através da dinâmica mais momentos interessantes de descobertas sobre o modo de agir do educador social diante dos problemas que surgirão, e o que mais me tocou foi a questão do respeito com o outro,independente da classe,cor etc., e também o respeito da diversidade.

• Aprendi que o educador precisa de inúmeras qualidades e habilidades para solucionar os inúmeros problemas que ele encontra no dia-dia.(Jane oliveira)

• Aprendi que cada animal tem uma semelhança com o educador social.

• Vivenciei muitas coisas boas, e refleti sobre as várias situações que diariamente passo com alunos “dificies.”

• Necessidade da sensibilização da escola diante das diferenças do discente (sexual,cor,raça,classe social)

• Vivenciamos momentos de relaxamento, preparando nosso corpo com musica dançante. Vimos alguns animais e algumas características que se aplicam a pratica exercida pelo o educador social. Dramatizamos o que lemos e relacionamos com alguma problemática.

• Toda partilha e troca de experiência nos enormemente. Soltar o corpo, seja numa dinâmica ou através de musica permite a fluência das idéias, pois o corpo interpreta a mente e vice-versa. Parabenizo pelo pedido de exemplos específicos, pois a teoria sempre tem sentido com a pratica.

• O respeito as diversidades é indispensável as relações inter-pessoais.

• Hoje aprendi que um determinado aspecto pode despertar varias curiosidades, assim como uma necessidade pode trazer várias soluções.

• Aprendi que o educador social se caracterizar de diferentes formas.

• Hoje aprendi a conviver melhor com pessoas que precisam diferente de mim.

• Aprendi a dar valor as mais diversas formas de expressões de cada olhar, cada gesto, tudo isso é sempre cercado de muitos valores e significados que nos engrandece e nos fazem crescer.

• O bicho do educador social poderá ser detectado em qualquer animal mais o importante é que este tenha ação e seja um benfeitor a mais no meio em que se encontra.


• Vivenciamos através de dinâmicas a relação comentada entre os animais e o educador social.

• Aprendi hoje que o educador social deve estar sempre atento, observando as dificuldades dos educandos para busca resolver esses desafios.


Sanfona 19/09/09

• Aprendi mais! Principalmente com as dinâmicas dos mitos. Tudo foi muito bom.

• O encontro foi muito proveitoso, principalmente a apresentação dos grupos.

• Uma análise do conhecimento de cada individuo, onde com a socialização desse pensamento com o coletivo faz-se um aumento da valorização da experiência de cada um ser social.

• Muito boas, gosto de aulas participativas e interativas.

• Assim como as demais, tanto acrescentou quanto construiu novos conhecimentos.

Sanfona 25/09/09

• A relação de nômade e sedentário, pois muitas vezes nos tornamos sedentários quando tentamos passar algo e não conseguimos devido aos desencontros que nos deparamos.

• A idéia perpassada por Deleuze ainda é muito presente em nossos dias. Os nômades e sedentários que usam na sua reflexão nos remonta ao comportamento, ao vir a ser, do homem, em que na sua vida se transforma ou não, se desapega ou não à determinada idéia, pensamento na tentativa de conhecer-se a si próprio, de aproveitar melhor as oportunidades, de vivenciá-las intensamente.

• Aprendemos muito sobre um conceito o qual tínhamos idéia dos seus vários significados que foi sobre os nômades, sedentários e o Estado de guerra.

• Aprendemos que os conceitos são complexos, que não devemos generalizar os fatos, às vezes as pessoas podem exercer diversos conceitos, o sedentarismo pode ser nômade e o nômade pode ser sedentário, Deleuze consegue dissernir muito bem.

• Aprendi muito porque eu tinha um conceito diferente sobre os nômades.
 
 A leitura foi um pouco difícil, mas com os resumos, tudo foi se esclarecendo. Foi bem entender mais neste contexto sobre sedentarismo e nomadismo.

• Foi muito boa, porque foi feito um paralelo muito bom sobre o nômade guerreiro e o educador de hoje mostrando suas diferenças e semelhanças entre os mesmos.

• Interessante, a questão do ser nômade, o verdadeiro significado, o descobrir a relação do nômade com o guerreiro e suas qualidades, importante pensarmos nesse “Devir nômade” para que nós também nos encontremos nesse contexto.

• Nessa aula foi boa a experiência de ouvir como a professora Sandra realizou o círculo de cultura com os meninos do pró-jovem em Fortaleza, quando citava um exemplo de “ser intenso”, que foi como eles participavam sobre o tema africanidades com muita intensidade.

• Apesar do texto ser um pouco difícil, mas deu para entender sobre o nomadismo máquinas de guerra, creio que hoje ampliaremos esse conhecimento.

• Temos que ter intensidade e alacridade.

• Gostei do dia de ontem, pois pude perceber a diferença entre os nômades e o sedentarismo.

• Mesmo com texto de difícil compreensão, foi muito bom descobrir que existem poucos nômades entre nós no dia-a-dia e de tristeza e perceber que existem poucas máquinas de guerras por conta da institucionalização.

• Com relação as discussões e da aula no que diz respeito à maquinas de guerra, nos remete a diversos pensadores, construtores, que ao longo da história vem contribuindo para que o Estado e um povo, tendo conseguido uma vitória, uma conquista em beneficio de todos.


• O que é ser um educador social. Como ouvir, como ver agir e falar. Quais as situações que nos envolver.

• Aprendi que aprender é algo prazeroso. Adorei todas as dinâmicas e aprendi muito com elas. Inclusive descobrir como é bom aprender de forma dinâmica. Esse encontro possibilitou que eu me encantasse cada vez mais em ser uma educadora social.

• Hoje aprendi que o educador social precisa está apto a lidar com varias situações. As dinâmicas me mostraram que apesar do medo, é preciso direcionar seu trabalho para que consiga êxito nas atividades.

• Pude perceber e aprendi que todas as atividades realizadas foram muito importantes e nos chama para refletirmos o nosso cotidiano e despertar a sensibilidade para: vermos além da visão, sentir além do tocar e ouvir e além do falar.

• Aprendi através das dinâmicas diferente formas de acolhimento e socialização. Mas, a dinâmica que mais gostei a da música e da argila, pois fez com que refletisse um pouco sobre o papel do educador social (dificuldades/alegrias);

• Achei muito importante, pois nos proporcionou refletir melhor sobre nosso papel de educador social, sobre tudo, a vivencia da argila com música e dança.

• Todas as ferramentas utilizadas foram bem sucedidas, mostrando a cada um de nós, a necessidade de conhecer-se melhor, desbravar mesmo, fugir sem pouco de nós mesmos, para buscamos novas energias, novos conhecimentos, novas abordagens, novos medos a enfrentar. Foi muito bom para min

• Tudo que se viu hoje durante a aula, deixou uma mensagem de encorajamento, de auto estima, além de uma reaprendizagem, reeducação que ao longo dos anos vem-se cancelando. E que o educador social deve esta as barreiras que ter esse contato, sem medo de enfrentar as barreiras que ao longo do caminho ira ocorrer;

• As dinâmicas me fizeram refletir que o educador social deve ser um agente sensível. Deve perceber as varias possibilidades para solucionar os problemas, e permitindo quebrar paradigmas, observando as diferenças sociais, e fazer do simples, objeto de inovação;

• Aprendi muita coisa, cada momento foi ótimo interagi com os colegas, teatro foi a primeira vez que participei de um e gostei muito, a passagem da melancia foi divertido, a dinâmica da fogueira foi proveitosa aprendi muito e também engraçada, com argila foi a primeira vez, de inicio não queria me sujar mais depois gostei e trabalhei representando a escola com árvore, pássaro e a criança ou seja o aluno, mostrando que aquela é a escola que ele gostaria de estudar.

• Achei significante em relação à necessidade do profissional Educador Social, pois faz com que o mesmo reflita enquanto “pratica”.

• Vivência todas essas atividades e discursões me fizeram refletir sobre os objetivos desde curso e perceber que momentos como esses são de grande valor para a formação do educador social e que em cada dinâmica nos trouxeram pensamentos os mais diversos que nos serão essenciais para nossa formação.
• Quero saber entender mais o conceito de Educação social, analisar. Em questão da dramatização estatística da melancia com os diferentes gestos.

• Foi muito enriquecedor para mim, aprendi formas inovadoras de conhecer novos métodos de ensino, educador e aluno, pois existe maneiras de conseguir a interação de todos os alunos, dentro e fora de sala de aula.

• Na 1ª eu aprendi muitas coisas, como o nome de cada aluna; o 2ª achei o máximo cada apresentação de cada grupo; 3ª a experiência como cada uma pessoa se expressar em passar a melancia.

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