Quem sou eu

Teresina, Piauí, Brazil
O blog A poética da educação e proteção social foi criado para dar vazão a nossa arte de pensar e criar novas problemáticas para a Educação Social. Queremos que os participantes do curso de especialização Educação e proteção social da Universidade Estadual do Piauí – UESPI usem este espaço com liberdade para dizerem o que sentem, o que pensam e o que fazem! As aulas serão ainda mais valiosas se vocês partilharem conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver a educação social. Por isso não se façam de rogados(a), tirem as sandálias, se assentem e ocupem um lugar entre nós. Este blog é de vocês!

sábado, 3 de outubro de 2009

Atividades - Teatro imagem, passagem da melancia, dinâmica da fogueira, vivência da argila com o som e a dança, filme (Sexta-Feira);

!5/08/2009
Representação de um problema social na forma de um retrato estático. Formamos grupos e decidimos sobre qual problema iriamos retratar e como faze-lo. Em seguida os outros e o próprio grupo comentava sobre cada retrato representado.
No momento da passagem da melancia, passamos a melancia a primeira vez repetindo como a primeira fez ao passa-la, mas na segunda não podia repetir e tiveram diversas formas de passar.
Mas uma vez nos grupos, uma pessoa do grupo fica no meio e de olhos vendados para montar uma fogueira e as outras pessoas do grupo ficaram para tentar ajudar mas sem tocar nos palitos. Depois socializamos sobre a montagem da fogueira, todos falaram o que sentiram, o que ela trouxe, qual o seu sentido?

Com olhos fechados nos movimentamos por toda sala ao som de uma música calma em planos alto e baixos, depois sentamos continuando ao som da música, com isso a professora enquanto refletimos sobre sobre o que sentimos, organizou a argila para reproduzirmos nossos sentimentos através dela, em seguida falar sobre a experiência de cada um relacionando com o(a) educador(a) social.
Finalizando esse encontro, em circulo começamos a nos embalar, abraçados cada um falou em uma palavra o que aprendeu, o que achou do dia, foram escolhidas três dessas palavras para repetirmos juntos.

28/08/2009
Apresentação do Filme- Sexta- Feira: o que aconteceu na ilha onde Robinson Crusoé naufragou, do ponto de vista do nativo negro e de seus valores civilizatórios. Questiona a relação que um Branco Europeu estabelece com o nativo quando pretende "civilizá-lo".

 29/08/2009
No sábado pela manhã, saimos da sala e a profª Sandra nos conduziu a um alongamento e relaxamanto, com os olhos fechados fomos relaxando até quando ela pediu para imaginarmos um animal e nos transformar no mesmo, pensar em um obstáculo que ele iria encontrar e em outro animal.
Socializamos a sanfona dos encontros passados em um circulo. Fizemos um trabalho em grupo sobre as cenas do filme, cada um escolheria uma cena para encená-la e depois responder os seguintes questionamentos: Por que a escolha da cena? Qual a sua importancia e a relação com o Brasil? E com o trabalho do educador social? Os grupos encenavam e na hora da socialização a professora pedia a turma para dizer qual seria a cena do filme.



 







Dia 19/09/2009-
       Divisão dos quatros mitos africanos entre oito grupos, assim ficando dois grupos com o mesmo mito, então tivemos que representa-los de várias formas, relacionando com uma situação que o educador social deveria atuar. Dentre as várias formas a divisão foi feita por: dança, paródia, desenho, encenação, retrato estático, poesia, rap e outras.Tivemos muitas apresentações bem criativas!


Poesia

 Anjo Social

A morte hoje em dia
Quer um motivo pra atuar
Seja com drogas, violências
O que ela quer é se apresentar
Invasora, traiçoeira
Em um minuto quer atacar
Imprevisível, dissimulada
Em segundos quer te matar
Existe um grupo de pessoas
Que trabalham sem parar
Entre conversas e práticas
O que eles querem é te ajudar
Uns dizem que é Deus
Outros falam que são humanos
Mas pra nós na verdade
São vistos como anjos
O educador é importante
Por que ensinar é educar
Sem apoio social
O trabalho não se realizará.

Rap da Socialização
Equipe: Cleujenir
Mª Odete
Juliana Lopes
Mª Simone Lopes
Viviane

-E ai galera preste atenção
Vai começar o rap da Socialização.
Ouvir dizer que ainda pela comunidade, mano.
-Um guerreiro que busca igualdade, ele vive constantemente em luta sócia e espiritual/contra preconceitos desigualdades.
-A favor da inclusão que é um bem legal.

Refrão: Ei, ei, ei Educador Social é um guerreiro leal lutando sempre por um ideal.

-Esse mano é interacionista e genial não podendo ser confundido com herói virtual.
-Para não decepcionar-se e fugir da missão e envergonhar a profissão.

Paródia –veja só que festa de arromba Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Uma feiticeira malvada
Por não ser para uma festa convidada
Decidiu se vingar
E sua cidade deixar enfeitiçada.
Eh, eh que feiticeira malvada.
Para a cidade destruir
Enviou um pássaro tenebroso e grande
Com esta missão cumprir.

Eh,eh,que feiticeira malvada.

Uma caçada com 40 fechas
O rei mandou chamar
E nem o de 50, o pássaro matar.

Eh,eh,que feiticeira malvada

Um caçador de uma flecha só
Surgiu como solução
 Sua mãe agiu
Dando á feiticeira um
Almoço com emoção

Eh,eh,que feiticeira malvada

Ao devorar a comida com
Velocidade cai em
Sono profundo, o pássaro é abatido.
E assim o caçador salvou a cidade

Eh, eh veio à liberdade!

 
 












No segundo momento a Profª Shara Jane fala de sua pesquisa com os educadores socias e crianças de rua enfatizado na sua fala os educadores socias.
 
 


Vivências de alegrias, dinâmicas e dança ao som de músicas africanas












 

2 comentários:

  1. Foi maravilhoso esse dia! Estou com saudade, mas uma saudade boa em que ficou grandes aprendizados.

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  2. É verdade Cris!! Aprendemos muito com a profª Sandra e as dinâmicas foram essenciais em nosso aprendizado!!!

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